terça-feira, 2 de dezembro de 2014

#2 - BRACHIOSAURUS "Lagarto Braço"




Como a onda agora é Jurassic Park, o Retorno...quero dizer, Jurassic World, nada mais conveniente de falar sobre os dinossauros que povoaram o primeiro filme. Quem não se lembra das caras e bocas que Alan Grant e Ellie Settler fizeram quando viram pela primeira vez um Brachiosaurus (Braquiossauro).
De tamanho colossal, o Braquiossauro media cerca de 15m de altura por 25m de comprimento. Seu nome significa "Lagarto Braço" devido as suas patas dianteiras (braços) serem maiores que as traseiras, fato que impossibilitava que o animal ficasse em pé nas patas traseiras como mostra no filme. No entanto, isto era desnecessário, já que seu tamanho o permitia alcançar as árvores mais altas do período Jurássico.
O Braquiossauro foi descrito primeiramente por Elmer S. Riggs no ano de 1903. Foi chamado de Brachiosaurus Altithorax por Riggs que declarou: "o maior dinossauro conhecido". Este dinossauro tinha um longo pescoço desproporcional, cabeça pequena e um enorme tamanho, diferente de todos os saurópodes comuns. 
Brachiosaurus é o nome pertencente a família Brachiosauridae, que inclue vários outros saurópodes similares. Muito do que se sabe sobre o Brachiosaurus, é na verdade baseado no Giraffatitan brancai, uma espécie de brachiosaurídeo encontrado na formação Tendaguru na Tanzania.


É interessante falar a respeito da posição de seu pescoço. Em contraste com a maioria dos outros saurópodes, os brachiosaurídeos tinham o pescoço inclinado para trás por causa de suas patas dianteiras (maiores que as traseiras). Assim sendo, o pescoço saía do corpo e já apontava para cima. O ângulo exato é influenciado pela forma como o peitoral é reconstruído e como as escápulas são colocadas na caixa torácica. Quanto a mobilidade, foi reconstruída bastante baixa por Stevens e Parrish, enquanto outros pesquisadores como Paul, Christian e Dzemski defendiam um pescoço mais flexível.
Acredita-se que o braquiossauro passava a maior parte do dia comendo folhas de árvores como coníferas (um tipo de pinheiros), cicadáceas e ginkgoáceas. Algumas estimativas, baseadas em modelos reconstruídos com ossos e musculatura calculada, situavam o seu peso entre 32 toneladas (Gregory Paul, 1988) a 37 toneladas (Christiansen, 1997). Outros estudos demonstram que este animal podia chegar a pesar mais de 70 toneladas.
Tamanho comparado entre um homem, um elefante e um Brachiosaurus


Durante muito tempo julgou-se ser este o maior dinossauro a ter existido, porém sabe-se agora que vários saurópodes eram maiores que o braquiossauro. Recentemente foram descobertos outros dinossauros da mesma família que eram também maiores que o braquiossauro: O Argentinosauro, o Supersauro, o Ultrassauro e o Sauroposeidon.
Calcula-se que, para abastecer seu corpanzil, comia mais ou menos 2 toneladas de plantas por dia. Apesar do grande peso, podia desenvolver uma velocidade de aproximadamente 20 km/h.
Como as narinas desse enorme saurópode ficavam no alto da cabeça, muitos cientistas acreditavam que ele vivia na água, comendo plantas aquáticas no fundo de lagos e rios. Nesse caso seu corpo ficaria debaixo da água e de vez em quando aparecia a pequena cabeça com as narinas através das quais ele respirava. Entretanto, essa teoria foi superada, pois sabe-se que seus pulmões não teriam suportado a pressão da água.

Nenhum comentário: