terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O Cientista nos bastidores de Jurassic World

Boa tarde, senhoras e senhores paleomaníacos!!!

O site Smithsonian.com trouxe hoje uma entrevista com Jack Horner, o paleontólogo consultor dos filmes de Steven Spielberg (aquele que quer transformar frangos em velociraptores). E o Planeta Antigo com certeza não ia deixar de compartilhá-la por aqui!!! Nós fizemos (ou pelo menos tentamos fazer...hehe) a tradução do artigo para vocês!!!!! Divirtam-se!!!


Jack Horner em 1998 (Louie Psihoyos/Corbis)
"Quando você ouviu de Steven Spielberg pela primeira vez em ajudar com Jurassic Park?

Michael Crichton fez um personagem em seu livro que era um cara de Montana que estudava o comportamento de dinossauros (como Horner), e então Steven pegou este personagem e fez mais de um personagem como eu e então me chamou um dia e perguntou se eu queria trabalhar como um conselheiro científico no filme... Eu certamente sabia quem era Steven Spielberg e eu realmente não leio livros de ficção, mas uma amiga minha, uma de minhas colegas tinha me chamado e me contado que meu personagem estava em um livro de dinossauros. E a minha primeira pergunta para ela foi se eu era devorado no livro. Ela disse não, e eu disse, "Certo, isto soa bem". Quando Steven me perguntou se eu iria trabalhar no filme, eu disse, "Desde que eu não seja devorado, tudo bem".  
Então Crichton baseou o Dr. Alan Grant em você?
Eu acho que ele teve sorte de misturar Bob Bakker e eu. Ele leu e entendeu o livro de Bob Bakker, Dinosaur Renaissance, e meu livro, Digging Dinosaurs (Cavando Dinossauros), e então ele misturou os personagens. Assim, Steven veio e me colocou de lado fazendo o personagem Alan Grant.
O que você tem de semelhante com o Dr. Grant?
Steven havia me apresentado a Sam Neill há poucos duas, conheci sua família, então Sam teria alguma ideia de como era um paleontólogo.. Quando (Grant) está parado no monte e olha grupos de dinossauros a distância no início de Jurassic Park e ele diz, "Realmente eles se movem em manadas", aquilo era o que eu trabalhava, o comportamento social dos dinossauros.
O que você fez como conselheiro científico?
Minha função realmente era trabalhar ao lado de Steven e responder suas perguntas (e) confirmar com o pessoal da computação gráfica... Minha função era ter certeza que (os dinossauros) olhavam com acurácia e que os movimentos eram precisos. Basicamente eu estava lá para ter certeza que os alunos da sexta série não iriam enviar para eles cartas de algo errado. 
E Spielberg fez alguma coisa errada?
Havia muita coisa errada, mas era um filme de ficção. Não hum documentário. E eu estava contente de ter alguma ficção lançada lá como qualquer outro. Eu queria que fosse um bom filme e então houve momentos em que Steven e eu arguimos sobre coisas, mas ele estava certo. Basicamente, se eu pudesse demonstrar que algo era verdadeiro ou não, então ele me ouviria, mas se eu tivesse alguma dúvida sobre algo e nós não tivéssemos realmente uma evidência, ele faria o que pensou e faria o melhor filme.
Então cientistas podem realmente extrair "DNA de dino" de mosquitos petrificados?
Não há certeza em tudo. Nós temos tentado por anos tirar DNA de dinossauro e de um mosquito e de ambar, e tentado pegar o DNA do ambar, e não temos tido nenhuma sorte ainda. DNA é uma enorme molécula e não dura muito unida, então ela vem fragmentada. E tanto quanto sabemos, até o momento não temos DNA de milhões de anos atrás. Nós temos algumas partes e peças de 10.000 anos atrás de um mamute lanudo. Minha colega, Mary Schweitzer, tem tentado por muito tempo identificar ou mesmo encontrar pequenos pedaços e peças de (DNA) um dinossauro, e nós não temos tido sucesso.
Você trabalhou em Jurassic World, então vamos discutir sobre o trailer. O que é aquilo que come o grande tubarão branco no início?
Aquilo não é tecnicamente um dinossauro. É um réptil marinho. É chamado de mosasaurus e o tamanho daquele é um pouco desproporcional, mas nós não sabemos de fato o tamanho final de nenhum animal extinto.
A linha, "Nós aprendemos mais na década passada com a genética, do que em um século cavando ossos" - é verdade?
É verdade. Agora nós sabemos que pássaros e dinossauros são parentes, que pássaros realmente são dinossauros, nós temos suas genéticas... Nós estamos encontrando novos espécimes ao redor do mundo, nós estamos encontrando novas associações deles em todo o mundo. Há muitos paleontólogos trabalhando agora, provavelmente mais do que antes.
E sobre o dinossauro "híbrido modificado geneticamente"? Ele poderá existir em algum momento?
É apenas engenharia genética e nós fazemos engenharia genética o tempo todo. Nós apenas não temos um genuíno dinossauro geneticamente criado ainda, mas nós sabemos como fazê-lo. 
É seguro navegar com uma canoa ao lado de dinossauros, como eles fazem no Jurassic World?
Eu não vejo por que não... Se você tem dinossauros herbívoros, não há razão para não poder. Eles iriam agir apenas como os animais modernos que nós temos hoje. Seria como andar no meio de uma manada de vacas.
Então se nós tivéssemos a habilidade de trazer de volta os dinossauros, nós deveríamos?
Nos filmes, animais querem apenas devorar pessoas, e eles podem ser vingativos. Mas na vida real, não.
Você pode dar algumas dicas sobre o que esperar do novo filme?
Será um dos bons. E o dinossauro criado será muito assustador".
Então é isso, galera! Espero que tenham gostado e que a tradução tenha ficado boa e "entendível"! Esta reportagem foi escrita por Max Kutner e você pode encontrar a versão original (em inglês) no link acima. Até mais!
Não esqueçam de deixar suas opiniões nos comentários!!!

Nenhum comentário: