terça-feira, 9 de dezembro de 2014

#3 - PARASAUROLOPHUS - "Lagarto com cristas paralelas/Paralelo ao Saurolophus"



Particularmente, um dos meus dinossauros favoritos!!! Descrito pela primeira vez em 1922 por William Parks através de um crânio e de um esqueleto parcial descoberto em Alberta, o Parasaurolophus foi um dinossauro ornitópode (pés de ave) que viveu durante o período Cretáceo Superior (cerca 76,5 - 73 milhões de anos atrás). 
Este animal pertencia a família dos hadrossauros que possuíam inúmeros exemplares conhecidos por seus extravagantes adornos na cabeça. O que chamava a atenção do Parasaurolophus era a sua notável crista que levou muitos cientistas a acreditarem que este dino era semi-aquático, ou seja, vivia metade de seu tempo dentro da água. Achavam que esta crista era usada para respirar quando estivesse submerso, contudo novos estudos descartaram esta hipótese. Atualmente se acredita que ela poderia ter múltiplas funções como dimorfismo sexual (diferenciação entre macho e fêmea), amplificador do som que o bicho fazia e termoregulação.


Dismorfismo sexual nos Parasaurolophus. Os machos tinham a crista maior que as fêmeas

Reconstrução de um esqueleto de um filhote


Como um hadrossauro, o Parasaurolophus era um bípede e um quadrúpede, ou seja, caminhava normalmente usando as quatro patas, mas corria sobre as duas patas traseiras. Também eram mais especializados na alimentação, pois seu crânio possibilitava mastigar as plantas. Em sua boca, haviam centenas de dentes que eram constantemente substituídos
Como a maioria dos dinossauros, o esqueleto do Parasaurolophus não foi encontrado completo, portanto o seu tamanho é estimado. O Parasaurolophus Walkeri provavelmente media 9,5m de comprimento e pesava 2,5 toneladas.

Tamanho de um Parasaurolophus comparado a um homem de 1,80m


Esqueleto de um Parasaurolophus


Existem 3 espécies reconhecidas do gênero Parasaurolophus: P. walkeri (o primeiro e clássico), P. tubicen (o maior) e P. cyrtocristatus (o de crista pequena). Existem certos debates sobre P. cyrtocristatus ser uma fêmea de P. tubicen, porém algumas características como diferença na estrutura interior da crista, distribuição geográfica e idade sugerem que se tratam de espécies diferentes e não de um caso de dimorfismo sexual.
O Parasaurolophus também possuía um equivalente asiático ainda maior: Charonosaurus jiayinensis (12 metros). Existe quem proponha a espécie P. jiaynensis como um caso similar ao Tyrannosaurus da América do Norte e o Tarbosaurus da Ásia.


Crânios de Parasaurolophus cyrtocristatus (a) e Parasaurolophus walkeri (b)

Charonosaurus jiayinensis, um equivalente asiático do Parasaurolophus. Maior que um elefante indiano!




Nenhum comentário: