terça-feira, 11 de novembro de 2014

OS TEMPOS MAIS REMOTOS DA TERRA


Período Arqueozóico

Segundo os cientistas, o nosso planeta tem cerca de 4,5 bilhões de anos e começou quando o Sistema Solar estava tomando forma, provavelmente dentro de uma nuvem grande de gás e poeira em torno do sol.
Mas até surgir a primeira forma de vida, passaram-se cerca de 1,5 bilhão de ano e então surgiram as criaturas unicelulares, algas verdes e algas comuns que começaram a povoar os mares por volta de 3 bilhões de anos atrás, nada que pudesse chamar muita a atenção. Era o início do período ARQUEOZÓICO!
Este período fazia parte da era PRÉ-CÂMBRICA junto com o seu período sucessor, o PROTEROZÓICO, com novas formas de vidas, dessa vez seres pluricelulares, bactérias fotossintetizadoras e invertebrados marinhos.
Depois que estas pequenas criaturas surgiram, a vida não parou mais e foi avançando ao longo de milhões e bilhões de anos até chegar aonde queremos chegar, a era PALEOZOICA!!!!
Compreendida entre 542 milhões e 245 milhões de anos atrás, aproximadamente, a era Paleozoica precede a era Mesozoica e se divide nos períodos Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano, do mais antigo para o mais recente.
Ambientes paleozoicos
O Paleozoico é conhecido por dois dos eventos mais importantes na história da vida animal. No seu começo houve uma grande diversificação evolutiva dos animais, a explosão cambriana, em que quase todos os filos animais atuais e vários outros extintos apareceram nos primeiros milhões de anos. Já no extremo oposto do Paleozoico ocorreu a extinção maciça, a maior da história da vida na Terra, que extinguiu aproximadamente 90% de todas as espécies animais marinhas. As causas de ambos estes eventos ainda não são bem conhecidas.
De acordo com dados paleontológicos, no Cambriano achavam-se presentes todos os grandes grupos de invertebrados. Os animais do início da Era Paleozoica viveram dominantemente em ambiente marinho: graptólitos, trilobites, moluscos, briozoários, braquiópodes, equinodermos,corais, etc.
Ambiente marinho do período Ordoviciano

Os peixes surgiram no Ordoviciano, nas águas doces. As plantas terrestres mais antigas conhecidas datam do Siluriano (Austrália). No Carbonífero e também no Permiano constituíram grandes florestas das quais se originaram carvões em várias partes do mundo. Os insetos mais antigos datam do Devoniano. Os anfíbios surgiram no Devoniano e os répteis no Carbonífero. Angiospermas, aves e mamíferos apareceram mais tarde, na Era Mesozoica.


Eras Geológicas

Nenhum comentário: